Chamada Pública
SALVE!
Cuidado, Convivência e Tecnologia pela Segurança Pública em Santos
Um convite para imaginar e construir, juntas, uma Santos mais segura para todas as pessoas.
Você se preocupa com a segurança e quer transformar a cidade de Santos com novas ideias? Gosta de trabalhar em grupo e criar soluções na prática?
O Procomum convida você para participar do Laboratório de Inovação Cidadã SALVE!, que acontece entre setembro e outubro de 2025.
Vamos selecionar até 20 pessoas – com ou sem ideias prontas – para responder juntas a este desafio: Como podemos criar uma Santos segura para todas as pessoas, com base no cuidado, na convivência e nas tecnologias?
O que é o Laboratório?
Laboratório de Inovação Cidadã é uma metodologia para enfrentar problemas coletivos com protagonismo do cidadão.
Durante 6 semanas, quem participar vai viver uma jornada em equipe. Começamos com uma imersão de três dias para discutir o problema, propor soluções e formar grupos de trabalho. Depois, cada equipe coloca a ideia em prática durante o período de prototipagem, testando com as pessoas e territórios envolvidos, para enfim compartilhar suas propostas com o mundo em um encontro final, que será também um momento de celebração.
Durante todo o processo, as equipes terão apoio de mentores, estrutura técnica, recursos financeiros e acompanhamento da equipe do Procomum.
Os objetivos desta iniciativa são:
- Promover a participação dos(as) cidadãos(ãs) em processo de interesse público;
- Mobilizar pessoas de diferentes perfis para criar, juntas, propostas para a Segurança Pública em Santos;
- Descrever, testar e melhorar essas propostas na prática;
- Compartilhar as propostas desenvolvidas para que possam ser usadas por outras pessoas e instituições.
Qual é o desafio?
O Salve! é um convite para pensar e agir juntos no modelo de Segurança Pública em Santos. Acreditamos que a Segurança Pública pode ser um comum. E propomos três caminhos de ação a serem explorados:
- Convivência como infraestrutura para a colaboração, para estar junto, para a coprodução de soluções.
- Cuidado como prática de sustentação da vida, fundada em relações sociais que substituam o punitivismo, o estigma e a violência.
- Tecnologia desenvolvendo e valorizando ferramentas que fortaleçam redes, protejam pessoas e ampliem o acesso à informação e à justiça.
Sonhamos com uma cidade onde o racismo, a pobreza e a punição não determinem quem está seguro e quem não está. Onde Segurança Pública é um compromisso com a vida de todas as pessoas. Onde um jovem negro possa pedalar pelas ruas com liberdade. Onde uma mulher possa caminhar à noite sem medo.
Acreditamos que imaginar e construir esse futuro juntos é fazê-lo acontecer desde já. Durante o Salve! vamos nos dedicar a trazer este sonho para o aqui e agora, com ideias concretas e muita colaboração. Vamos sonhar e fazer uma Santos onde a segurança seja fruto de escuta, diálogo, respeito, convívio e cuidado mútuo. Afinal, uma cidade inteligente não se faz sem sua gente!
Quem pode participar?
O Salve! é o encontro entre pessoas diferentes com um problema em comum. Por isso, qualquer pessoa com 18 anos ou mais, disponibilidade para atuar em Santos, e interesse na questão da Segurança Pública pode se inscrever.
Para compor este laboratório buscamos, em especial, pelos seguintes perfis:
- População diretamente afetada pelas políticas de Segurança Pública
- Lideranças comunitárias e ativista sociais
- Estudantes, estudiosos e acadêmicos ligados ao tema
- Profissionais de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e Segurança Pública
Como será a seleção?
Uma comissão de especialistas nos temas do laboratório vai selecionar, dentre os inscritos, até 20 pessoas para participar do laboratório. O processo tem duas etapas: primeiro vamos ler os formulários de inscrição; depois, algumas pessoas serão chamadas para uma conversa por videochamada.
- A análise dos formulários observará:
- se a pessoa tem mais de 18 anos e pode atuar em Santos;
- se preencheu o formulário completo e de forma compreensível;
- se representa algum dos perfis que buscamos para o laboratório.
- A entrevista, realizada por videochamada, observará:
- Compreensão da proposta de trabalho do laboratório.
- Disponibilidade para participar dos eventos e atividades do laboratório.
- Disposição para a colaboração e construção coletiva.
- Capacidade de articulação e mobilização de redes.
Para garantir a diversidade e a inclusão, inscrições de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ serão priorizadas.
Os resultados serão divulgados neste site, conforme cronograma a seguir, e as pessoas selecionadas serão notificadas por e-mail ou WhatsApp para confirmação da participação no Colaboratório.
Cronograma
Etapa | Período |
Inscrições abertas | 28/07 a 18/08/2025 |
Resultado da primeira etapa (análise dos formulários) | até 25/08/2025 |
Realização das entrevistas | entre 26 e 29/08/2025 |
Resultado final | até 01/09/2025 |
1º Encontro presencial – Abertura e imersão inicial | 11, 12 e 13/09/2025 |
Atividades em equipe (presenciais e/ou on-line) para prototipagem e sessões de mentoria | 14/09 a 20/10/2025 |
2º Encontro presencial – Finalização das propostas e preparativos para apresentação | 21 e 22/10/2025 |
Apresentações finais e celebração | 25/10/2025 |
O que preciso saber antes de me inscrever?
Os participantes do laboratório deverão estar presentes em encontros presenciais que vão acontecer no Lab Procomum e serão guiados por facilitadores da equipe do Procomum. Nestes momentos, vamos oferecer computadores, internet e materiais necessários, além de refeições para todas as pessoas.
As equipes também deverão atuar de forma autônoma no desenvolvimento do projeto ao longo das seis semanas do laboratório. Durante este período, mentores(as) especializados(as) estarão disponíveis para ajudar e a equipe técnica poderá apoiar quando necessário.
Cada pessoa selecionada vai receber R$1.000 como auxílio financeiro para participar do laboratório. Esse valor será pago em duas partes: metade no começo e metade no final.
Vamos apoiar até cinco propostas com R$5.000 cada para colocá-las em prática. Esse valor será repassado de uma vez só e a própria equipe vai decidir como usá-lo da melhor forma. Também incentivamos que os grupos se conectem com outras pessoas e instituições para conseguir outros tipos de apoio — não só dinheiro.
Sobre direitos autorais: Quem for selecionado deve permitir que outras pessoas possam usar, adaptar e compartilhar as soluções desenvolvidas no laboratório. Isso será feito por meio de uma licença chamada Creative Commons (o perfil da licença pode ser combinado com nossa equipe).
Como me inscrever?
Preencha o formulário de inscrição entre 28 de julho e 18 de agosto de 2025.
Ou escreva para contato@procomum.org